A Monica

portfolioMinha trajetória profissional começou aos 16 anos de idade quando decidi cursar Psicologia. Naquela época eu estava passando por um processo de terapia de grupo para adolescentes que veio a transformar definitivamente minha vida. Essa experiência foi tão marcante que minha opção profissional seguiria o mesmo rumo: ajudar as pessoas em seu caminho pelo autoconhecimento. Outras portas fundamentais foram se abrindo ao longo dos anos, entre elas o contato com a espiritualidade de uma forma bastante intensa através da leitura de livros de conteúdo altamente enriquecedor para minha sede de informações nessa área. Meu interesse e encantamento por assuntos tão desafiadores e controversos foi com toda a certeza desenhando minha trajetória rumo a uma maior compreensão dos mecanismos mais profundos do ser.

Os anos de graduação em Psicologia foram caracterizados pela formação de uma identidade profissional onde não poderiam deixar de estar presentes alguns conflitos na tentativa de conciliar uma visão acadêmica com a percepção e compreensão das realidades espirituais. Desde muito jovem já era bastante clara para mim a percepção do ser humano não só enquanto um ser físico, mas enquanto um ser espiritual dotado de uma multiplicidade de dimensões sutis. No entanto foram necessários alguns anos de formação e estudos em áreas diversas para que eu pudesse finalmente conseguir fazer uma síntese que soasse natural e integrada entre essas duas visões. Os primeiros anos de recém-formada foram marcados por um aprofundamento em áreas de meu interesse na época através da conclusão de dois cursos de especialização em psicoterapia infanto-juvenil: o primeiro no Instituto de Psiquiatria UFRJ (1985), e o segundo no Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (1990-1992).

Em paralelo à minha prática clínica o crescente interesse cada vez maior por assuntos relativos à espiritualidade, me levou a entrar em contato com as fascinantes artes divinatórias do Tarot e do Baralho Cigano. Desde o início pude observar o quanto esses instrumentos poderiam ser utilizados como uma forma bastante simbólica e profunda para o autoconhecimento e para uma orientação de cunho espiritual.

Em 1995 fiz minha formação em Florais de Bach na Inglaterra durante uma estadia de um ano naquele país, conseguindo realizar o antigo sonho de dar início a um processo de síntese entre uma formação acadêmica em Psicologia e o entendimento do ser humano através de uma Medicina Vibracional. Naquele mesmo ano tive a oportunidade de concluir minha formação em Hipnose Clínica no London College of Clinical Hypnosis.

Em minha volta ao Brasil meu interesse pela terapia floral teve uma continuidade através da participação em 1996 do curso de formação em Florais Mineiros, sistema criado pelo dr Breno Marques da Silva.
Alguns anos mais tarde mudei para os Estados Unidos vindo a residir na Virginia por quatro anos (janeiro de 2001 a dezembro de 2004). Nesse período fiz minha formação em Programação Neurolinguística no The Neuro Linguistic Programming Institute of Washington D.C., além da iniciação em todos os níveis de Usui Reiki, recebendo o nível de Mestrado em 2003. Logo em seguida comecei a minha formação no sistema Lightarian™ Reiki recebendo os seis níveis correspondentes. Na mesma época fui iniciada nas cinco ativações dos AngelLinks™ e nas seis ativações dos Ray Links™.

Em 2002 tive a oportunidade de estudar os Florais da Califórnia com os criadores do sistema, Richard Katz e Patrícia Kaminsky. Posteriormente em 2005 recebi as iniciações no Violet Flame Reiki® e no Mari-El Reiki; e em 2007 em visita a cidade onde já tinha residido por quatro anos, fui iniciada no Sacred Flames Reiki. Em 2005 retornei ao Brasil passando a residir em Campinas, cidade onde venho desenvolvendo meu trabalho de cursos e atendimentos desde março de 2005. Em 2008 tive a oportunidade de concluir o curso de formação em abordagem transpessoal oferecido pelo Instituto Humanitatis. Em 2012 concluí o curso de três anos de formação no sistema floral Joel Aleixo. Em 2014 fiz o curso de Cone Hindu com a terapeuta Luci Helena Cunha Fernandes. Através desses estudos e cursos realizados mais recentemente, pude ampliar ainda mais minha bagagem profissional, proporcionando a meus clientes uma diversidade ainda maior de possibilidades de atendimento vibracional.