DESPERTANDO PARA O COLORIDO DE NOSSAS VERDADES

fada 9A Psicologia nos fala de alguns mecanismos de defesa que nos permitem como o próprio nome já diz, encontrarmos formas de sobreviver em um mundo hostil. No entanto se nos apegamos em demasia a essas estruturas de funcionamento, empobrecemos e limitamos nossas vidas. Os processos de negação fazem parte desse grupo de mecanismos de defesa, e têm acontecido de uma forma muito intensa na Humanidade, infelizmente mais do que o desejável.

Eles demonstram o quanto o indivíduo não quer ver, ouvir, enxergar e processar o óbvio, o que está imediatamente ao alcance de nossos sentidos não só físicos mas principalmente espirituais. Por esse motivo uma das tônicas da vida é a hipocrisia, que lamentavelmente cria vícios e distorções nos relacionamentos, onde “bancamos um teatro cor-de-rosa” que nos leva a viver a vida como muito cinza.

Aqueles que não conseguem viver e conviver com tudo isso são chamados de loucos, por não terem condições de aceitar e se colocar num “molde” criado por padrões distorcidos e alienantes. Há que se ter muita coragem de desafiar os processos de negação que nos levam inexoravelmente a ‘becos sem saída’. O muito que já vivi enquanto pessoa e enquanto terapeuta, me faz perceber cada vez mais a beleza de encararmos nossas próprias verdades sem disfarces, sem mágoas, sem escapismos, sem pontos de não-retorno. . A conquista final de nossa essência, encontrada nas fronteiras de uma libertação sem limites, e que nos permitirá enfim, transcender todas as nossas limitações, rumo a plenitude de alma que é uma dádiva divina, e também um direito de nascença de todos nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *