O Povo Cigano, o Baralho Cigano e Suas Origens

cigana 20Como o povo cigano não possui até os dias de hoje uma linguagem escrita e toda a sua tradição vem sendo transmitida oralmente, fica quase impossível definir sua verdadeira origem, sendo tal conhecimento baseado através das poucas fontes de que se tem acesso. Portanto, tudo o que se diz sobre o povo cigano está baseado em conjecturas e suposições. A hipótese mais aceita e difundida é a de que o povo cigano teria se originado na Índia antiga. Essa hipótese encontra sustentação no estudo comparativo entre o idioma falado pelos ciganos e a linguagem falada na Índia, o sânscrito, tendo sido encontrada uma quantidade bastante grande de palavras com o mesmo significado. Os hábitos de vestimenta e a tez morena comum aos hindus e ciganos, os princípios de Karma e reencarnação aceitos por ambos os povos, parecem corroborar a hipótese levantada a respeito das origens do povo cigano como sendo proveniente da Índia.

Da mesma forma a origem do Baralho Cigano permanece um mistério. Alguns pesquisadores afirmam que ele surgiu para o mundo não cigano pela primeira vez pelas mãos de Mme Lenormand, senhora que pertencia à corte europeia do século XVIII, nascida na França no ano de 1772. Ela teria previsto a ascensão e queda de Napoleão, tornando-se conhecida por suas predições. Seu contato com caravanas ciganas teria sido a forma pela qual teve acesso a esse oráculo, buscando posteriormente traduzi-lo em uma linguagem gráfica mais aos moldes da corte europeia.

2 Responses so far.

  1. Maria Aparecida Melo disse:

    Qual o nome desta gitana ? Como saber mais sobre ela …

    • Bom dia Maria Aparecida!

      Muito grata pelo seu contato! Essa imagem é realmente muito linda, concordo com vc. Uma expressão muito suave essa cigana tem. Mas infelizmente não sei quem ela é, apenas tive acesso a imagem pela própria web. No entanto por sua pergunta, sinto que vc tem interesse nesses assuntos e me coloco a sua disposição para auxiliá-la no que eu puder.

      Um beijo em seu coração com muito carinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *