Práticas de meditação no ambiente empresarial (Fevereiro de 2010)

Em um mundo cada vez mais competitivo e cheio de preocupações e tensões, não é de se estranhar que os indivíduos se sintam tão sobrecarregados não só em suas vidas diárias, mas também em seus ambientes de trabalho. Mas de que forma podemos obter o equilíbrio e o bem-estar em tudo o que fazemos, independente das pressões do quotidiano? Estudos e pesquisas têm demonstrado a extrema validade da prática de Meditação Transcendental (MT) não só de forma individualizada, mas também nos ambientes de trabalho e empresarial.

Até há bem pouco tempo atrás essas práticas de cunho mais ‘espiritual’, eram vistas com desconfiança e até mesmo uma certa dose de ceticismo. O simples fato de se mencionar o termo era percebido com um ar de riso e até mesmo ironia. Todavia, aquilo que antes era do conhecimento de poucas pessoas, começa a se tornar cada vez mais divulgado e, surpreendentemente praticado, em empresas que já se deram conta de que a produtividade não é somente determinada por capacitações profissionais, mas também, e principalmente, pela manutenção de um equilíbrio psico-espiritual.

O reconhecimento dos efeitos benéficos da MT começam a ser percebidos através de pesquisas bastante sérias nesse campo, demonstrando que sua prática regular elimina o stress, combate a ansiedade e a depressão, relaxando mente e corpo. Através de estudos feitos com a utilização de recursos de mapeamento cerebral e outros instrumentos de pesquisa e validação, podemos observar que a prática freqüente da MT aumenta a capacidade de um pleno funcionamento das atividades cerebrais, da criatividade e da capacidade de síntese e raciocínio de uma maneira geral, desenvolvendo sentimentos de paz e harmonia interior e uma melhor desenvoltura para se lidar com os problemas que surgem na vida diária.

Ao contrário do que muitos poderiam pensar a princípio, a meditação não faz o indivíduo “desligar-se” de suas obrigações ou “fugir da realidade”. Muito pelo contrário. Através de um processo de expansão cada vez maior de consciência, seus efeitos são bastante impressionantes no sentido oposto do termo, desenvolvendo formas naturais, espontâneas e bastante adequadas de se lidar com os problemas tão comuns de nosso dia-a-dia.

Isso se torna particularmente valioso quando estamos falando dos benefícios comprovadamente observados em empresas como Ericson, IBM, Toyota e outras. A MT permite que a mente aquiete-se interiormente e experimente um estado único de repouso em alerta que dissolve o stress e a fadiga. Fácil e agradável de praticar, não requer esforço, concentração ou habilidades especiais, não estando vinculado a qualquer contexto religioso ou filosófico, sendo essa uma das razões pelas quais foi se disseminando cada vez nos ambientes empresariais, contribuindo enormemente para o aumento da produtividade de executivos e seus colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *